Costuma-se definir a era atual como a "era do conhecimento". Se for pela importância dada hoje ao conhecimento, em todos os setores, pode-se dizer que se vive mesmo na era do conhecimento, na sociedade do conhecimento, sobretudo em consequência da informatização e do processo de globalização das telecomunicações a ela associado. Pode ser que, de fato, já se tenha ingressado na era do conhecimento, mesmo admitindo que grandes massas da população estejam excluídas dele.
O uso da tecnologia no universo educacional se torna imprescindível, na contemporaneidade, pelo processo de mudanças que a humanidade vem enfrentando, em todos os níveis, e nos quais a tecnologia da informação e da comunicação vem assumindo seu papel de relevância. A introdução de novas tecnologias na educação remete a novos horizontes, na medida em que os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente em rede para quem quiser. Alunos e professores encontram inúmeros recursos que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. Assim, o professor pode estar mais próximo do aluno, podendo adaptar a sua aula para o ritmo de cada um. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem pode ganharum dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitada.
O que é particularmente fascinante nas novas tecnologias disponíveis hoje, em especial na Internet, não é que, com sua ajuda, seja possível ensinar remotamente ou à distância, mas, sim, que elas ajudam a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nos quais as pessoas interessadas e motivadas podem aprender quase qualquer coisa sem ter que se tornarem vítimas de um processo formal e deliberado de ensino. A aprendizagem, neste caso, é mediada apenas pela tecnologia.
Portanto, essas novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, pois podem de suas casas, acessar o ciberespaço da formação e da aprendizagem à distância, ou seja, "buscar fora" a informação disponível nas redes de computadores interligados e nos serviços que respondem às suas demandas de conhecimento.
Equipe: Vagalumes da WEB
Lorena Cecília Magalhães Paixão
Monalisa Galvão
Maiara Miranda Xavier
Luiz Augusto
Monalisa Galvão
Maiara Miranda Xavier
Luiz Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário